A Evolução da Automação de Processos Empresariais

Compartilhe

No cenário atual, as empresas variam amplamente em termos de maturidade tecnológica, desde aquelas que ainda dependem de processos manuais até aquelas que adotaram automações parciais ou sistemas sistematizados, como ERPs e CRMs. Algumas poucas estão na vanguarda, com níveis avançados de inteligência digital e robotização.

Quando se trata de automação de processos de negócios, o ideal é alcançar o estado de “hyperautomation”, ou hiper automação. Esse conceito abrange desde a utilização de RPAs (Robot Process Automation) e BPMs (Business Process Management) até a automação total, com assistentes virtuais, algoritmos avançados, ciência de dados, machine learning e inteligência artificial.

A maioria das empresas ainda está nos estágios iniciais da automação, enfrentando processos de negócios não orquestrados, ineficientes, com baixa eficácia, acuracidade e flexibilidade, além de dados inconsistentes. Para essas empresas, existe um caminho a ser percorrido, chamado de “Jornada para a Hyperautomation”. No entanto, é crucial iniciar com um diagnóstico de especialistas para avaliar o nível de maturidade atual da organização, identificar lacunas e planejar oportunidades de automação.

Nessa jornada, a primeira etapa é a “digitalização do trabalho”, onde as regras de negócios, conteúdos e fluxos de trabalho são digitalizados para reduzir esforços. Em seguida, vem a “automação inteligente”, que utiliza dados da operação, machine learning e inteligência artificial para melhorar a eficiência operacional. O último estágio é a hyper automação, onde a força de trabalho híbrida, composta por trabalhadores digitais e humanos, atinge o mais alto nível de produtividade e eficiência.

Essa abordagem metodológica permite automatizar os processos de negócios, eliminando falhas, melhorando a consistência, coletando dados em tempo real e fornecendo insights para a tomada de decisões.

A evolução tecnológica traz várias vantagens, como integrações em tempo real, canais de relacionamento aprimorados por meio da IA, serviços cognitivos para estruturar dados e um fluxo de trabalho inteligente e integrado. Isso resulta em uma experiência aprimorada para clientes e usuários, maior colaboração entre equipes, aumento da segurança da informação e conformidade, além de impulsionar a produtividade e eficiência organizacional, proporcionando análises avançadas e insights em tempo real.

A hyperautomation promove um salto organizacional, maximizando resultados, aumentando receitas e reduzindo custos. Com maior automação e eficiência, sobra mais tempo para a geração real de valor por indivíduos e corporações.


Compartilhe

Deixe um comentário