Já pensou em imprimir sua própria comida ?

impressão de alimentos
Compartilhe

A impressão 3D é uma das tecnologias fundamentais associadas à Indústria 4.0, que se refere à quarta revolução industrial, caracterizada pela integração de tecnologias digitais avançadas nos processos de fabricação e produção. O princípio subjacente à impressão 3D é a fabricação aditiva, que envolve a construção de objetos camada por camada, adicionando material progressivamente.

Observar como a tecnologia de impressão 3D continua a evoluir e se expandir para novos domínios, como a culinária, é fascinante.

Assim, a capacidade de imprimir alimentos oferece possibilidades interessantes para a personalização de refeições, experimentação culinária e atendimento a necessidades dietéticas específicas.

A impressão 3D de alimento pode ser uma alternativa para:

  1. Personalização e Criatividade: Uma das principais vantagens das impressoras 3D de alimentos é a capacidade de criar designs personalizados e formas únicas. Isso é particularmente popular em confeitaria, onde é possível produzir decorações intricadas e atraentes.
  2. Alimentos mais Atraentes: As impressoras 3D permitem a criação de pratos visualmente impressionantes, o que é relevante tanto para chefs profissionais quanto para entusiastas culinários que desejam apresentações inovadoras.
  3. Ingredientes Variados: Essas impressoras podem trabalhar com uma variedade de ingredientes, desde massas e chocolates até purês de frutas. Isso amplia as possibilidades de criação de diferentes tipos de pratos.
  4. Culinária Personalizada: Além de criar formas e designs, algumas impressoras 3D de alimentos também podem ajustar a textura dos alimentos, permitindo uma culinária personalizada para atender a preferências individuais.
  5. Aplicações Profissionais: Em ambientes profissionais, como restaurantes de alta gastronomia, chefs podem usar impressoras 3D para inovar e criar experiências gastronômicas únicas.

Como acontece?

A impressão tridimensional de alimentos é essencialmente semelhante ao processo empregado em outras aplicações dessa tecnologia. A principal distinção reside no filamento utilizado para a impressão 3D, conhecido como “tinta” no contexto dessa técnica, o qual precisa ser seguro para ingestão humana e animal. Além disso, é imperativo adotar precauções rigorosas quanto aos ingredientes utilizados, seguindo as mesmas normas e certificações exigidas na produção convencional de alimentos.

Empresas que ja utilizam a impressão de alimentos:

Novameat

Estabelecida em 2018, a Novameat utiliza sua tecnologia de impressão 3D patenteada para criar carne vegetal com uma textura fibrosa incrivelmente similar à carne convencional. Durante a pandemia, a equipe deu um salto significativo, introduzindo o revolucionário “filé de porco” vegano, reproduzindo fielmente a textura de um autêntico filé de porco. A Novameat já oferecia opções de bifes à base de proteína vegetal, mas a empresa elaborou este novo produto, chamado “espetinho de porco 2.0”, utilizando proteínas isoladas de ervilha e arroz, azeite, extrato de alga marinha, suco de beterraba e aroma natural. A Novameat fabricou essa inovação com sua avançada tecnologia de microextrusão, especialmente projetada para reproduzir autenticamente a textura da carne.

KFC

Em 2020, a KFC anunciou testes de nuggets produzidos por impressão 3D com carne de origem vegetal e células de frango. A inovação traz um novo método de produção para os icônicos nuggets de frango frito, combinando tecnologia de impressão 3D com ingredientes à base de plantas, como proteína isolada de soja e grão-de-bico, juntamente com células de frango.

A 3D Bioprinting Solutions, empresa por trás da impressão, desenvolveu uma mistura única que combina carne de frango cultivada em laboratório com moléculas de frango. Essa tecnologia avançada permite a criação de tecidos e até mesmo órgãos internos do animal. Os demais ingredientes dos nuggets são provenientes de fontes vegetais. Então, além de proporcionar uma alternativa mais sustentável, o KFC destaca que esse método de produção reduz em 25% as emissões de gases de efeito estufa, enquanto preserva os animais. Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa em oferecer opções de alimentos que sejam melhores para o meio ambiente e para o bem-estar animal.

Revo Foods

A pioneira em tecnologia alimentar, Reno Foods, apresenta seu inovador salmão vegano por 7 euros (aproximadamente R$ 38). Recentemente, conquistou a distinção de ser a primeira empresa licenciada a comercializar filés de salmão veganos produzidos por impressão 3D em mercados europeus. Esse produto revolucionário, com 130 gramas por unidade, está pronto para conquistar os paladares conscientes. O CEO da Revo Foods projeta uma redução nos preços à medida que a empresa avança na automação de etapas além da impressão 3D, permitindo a produção.

Tecnologia e Ingredientes:

Atualmente, diversas empresas fabricam modelos de impressoras 3D que variam desde a abordagem tradicional de superposição de camadas na composição do produto final até métodos mais avançados, os quais incluem a combinação de diferentes materiais.

Como resultado , a magia das impressoras 3D de alimentos reside no segredo que envolve a combinação de tecnologia avançada e ingredientes de alta qualidade. Esses dispositivos utilizam uma variedade de materiais, desde proteínas vegetais até géis à base de amidos modificados, para criar obras-primas comestíveis. Assim, a união entre ingredientes inovadores e tecnologia de ponta abre portas para possibilidades gastronômicas antes inimagináveis.

Conclusão:

Atualmente, as impressoras 3D de alimentos estão revolucionando a culinária, proporcionando uma fusão única entre tecnologia e gastronomia. À medida que exploramos novas fronteiras na impressão 3D de alimentos, podemos esperar uma diversidade de sabores e experiências culinárias. Além de desafiar nossas expectativas e abrir novos horizontes no mundo da comida do futuro. Prepare-se para saborear a inovação!


Compartilhe

Deixe um comentário