Como se tornar Data Driven?

data-driven-business
Compartilhe

Tomar decisões e ações baseados em dados é ser Data Driven, ter insights gerados a partir de dados é ser Data Driven. Essa mudança de comportamento permite que a organização tenha uma visão clara de suas operações e favorece a tomada de decisões mais assertivas e rápida.

Contudo a OCDE afirma que as decisões e as inovações orientadas por dados são um pilar fundamental para o crescimento econômico do século XXI.
Por outro lado estamos sendo levados à geração e uso de grandes volumes de dados – comumente referidos como “Big Data”.
Em suma esses grandes conjuntos de dados estão se tornando um ativo essencial para a economia e vital para as organizações.

O que é necessário?

Para se tornar uma organização Data Driven, é necessário seguir alguns passos:

  1. A princípio a primeira etapa é coletar e armazenar dados relevantes para a organização, como informações sobre vendas, clientes e processos internos. As fontes de dados coletados devem ser confiáveis e armazenados de maneira segura e acessível.
  2. Posteriormente a coletar e armazenar os dados, é hora de analisá-los. Isso inclui a identificação de padrões, tendências e insights relevantes. As equipes internas ou empresas especializadas em inteligência é quem devem realizar as análises.
  3. Além disso tecnologias adequadas são importantes de serem implementadas, como dashboards e sistemas de gerenciamento de dados, para tornar a análise de dados mais eficiente e acessível.
  4. Enfim a cultura da organização deve se tornar orientada para o uso de dados. Isso inclui a criação de processos e incentivos que promovam a utilização de dados para tomar decisões e a formação de equipes especializadas em análise de dados.

Pois se tornar uma organização Data Driven requer a coleta e análise de dados relevantes, a implementação de tecnologias adequadas e a criação de uma cultura orientada para o uso de dados.
Nesse sentido uma organização se torna Data Driven e com isso as decisões tomadas serão mais assertivas e mais rápidas.


Compartilhe

Deixe um comentário