Para onde vai o seu investimento em marketing?

Para onde vai o seu investimento em marketing?
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Com as demandas e os avanços cada vez mais rápidos em tecnologia e ciência, o nosso dia a dia vem sendo invadido por inovações que prometem melhorar a vida das pessoas, sociedades e empresas. Um campo de estudo que tem merecido especial atenção no mundo corporativo é a capacidade de planejar e tomar decisões assertivas. Traçando um paralelo com a nossa vida pessoal, imagine se conseguíssemos antever sempre as consequências de nossas escolhas, antes de agir. Apesar de ainda não termos chegado ao estágio de futurologia plena, as predições no mundo corporativo já deixaram de ser ficção científica há algum tempo, em função dos avanços de soluções baseadas em ciência de dados e inteligência artificial.

No campo do marketing, uma modelagem que promete suprir as expectativas do C-Level e investidores em relação a resultados de ações e campanhas de publicidade é a MMM – Marketing Mix Modelling. Através da aplicação desta técnica, é possível medir a eficácia da publicidade, otimizar verbas e aumentar retorno sobre investimentos. Com isso, podemos responder a um questionamento recorrente dos decisores: estou investindo corretamente na área de Marketing?

O MMM se utiliza em grande escala de data science e machine learning, interpretando dados de diversas origens, como vendas, produtos, ofertas, segmentos, preços, concorrência etc., gerando uma análise completa. Em termos técnicos, trata-se de uma análise estatística com regressões multivariadas em vendas e dados de séries temporais de marketing para estimar o impacto de várias táticas nas vendas e, em seguida, prever o impacto de conjuntos futuros de táticas. Tudo isso com o uso de aprendizado de máquina, para que os modelos sejam auto ajustáveis e evolutivos por si só.

Utilizando-se desta técnica, é possível obter diversos insights que ajudarão em campanhas atuais e futuras, como por exemplo: contribuição e ROI por atividade de marketing, eficácia por atividade de marketing, distribuição ótima de gastos, aprendizagem sobre como executar melhor cada atividade, GPR ideal por semana, quais promoções executar, produtos que estão em alta, campanhas que deram certo, quais SKUS colocar em promoção, etc.

Através do MMM, pode-se, portanto, entender a eficácia histórica das ações de marketing, identificando atividades e campanhas mais e menos eficientes, e com isso, otimizando os investimentos e tomando as melhores decisões.

Para se ter a liderança, não é suficiente apenas apostar suas fichas em um modelo de atuação e esperar que dê certo. É preciso, antever movimentos, prever cenários e fazer acontecer. Sem futurologia, usando ciência e tecnologia a favor da tomada de decisões.


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Marina Alves

Marina Alves

Atua com estratégia, marketing e inteligência de negócios na Driven Consulting. Estudante de Relações Internacionais na UFRJ.

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