CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA DRIVEN CONSULTING

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OBJETIVO

Este documento tem como objetivo instituir o Código de Ética e Conduta da Driven Consulting, junto a todos os agentes com os quais a empresa se relaciona: sócios, colaboradores, profissionais, estagiários, terceiros, prestadores de serviços, consultores, parceiros, clientes, fornecedores e comunidade.

O Código de Ética e Conduta é uma importante ferramenta de gestão e promoção da cultura organizacional, que busca estabelecer diretrizes de comportamentos e ações para os profissionais (internos e externos) e representantes da empresa, alinhados aos valores éticos e aos objetivos da organização, visando a melhoria da qualidade de trabalho e evitando problemas de comunicação no dia a dia.

APLICAÇÃO

Os termos descritos neste documento devem ser conhecidos, respeitados e principalmente praticados por todos os sócios, colaboradores, profissionais, estagiários, terceiros, prestadores de serviços, consultores, parceiros, clientes, fornecedores e comunidade.

CULTURA E VALORES

A Driven Consulting espera que seus profissionais se comportem em sintonia com valores éticos e legais. A cordialidade, o respeito às pessoas e o espírito solidário fazem parte dos nossos compromissos corporativos.

Trabalhamos em um ambiente livre, onde todas as pessoas são muito bem-vindas, independente de raça, sexo, cor, religião, idade ou orientação sexual.

A coletividade e o trabalho em equipe são fundamentais para que as atividades e projetos sejam realizados com determinação e dedicação, onde cada profissional é capaz de contribuir com diferentes talentos e habilidades, resultando em maior envolvimento, comprometimento, motivação e produtividade de nossos profissionais.

Trabalhamos com a liderança participativa e com as “portas abertas”, onde todos os profissionais têm o direito de participação em decisões, em interagir, tirar dúvidas, propor ideias, sugestões e melhorias para os nossos processos e ambiente de trabalho, podendo entrar em contato com os gestores e diretores da empresa sempre que acharem necessário, seja através de uma reunião ou uma conversa informal.

Todos os profissionais devem se sentir livres para executar suas atividades, independente dos cargos, todos devem ser tratados de forma respeitosa e igualitária.

Acreditamos no potencial de nossos profissionais e valorizamos seu comprometimento e dedicação. Buscamos excelência nos trabalhos realizados e profissionais que não apenas executem, mas que tomem iniciativa e façam acontecer.

SAÚDE E SEGURANÇA

A segurança e o bem-estar dos profissionais são prioridades na Driven Consulting. A saúde de nossos profissionais é essencial para uma boa qualidade de vida e para o desempenho de suas funções, em acordo com o procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

RECURSOS E SISTEMAS

Os recursos, equipamentos e serviços da Driven Consulting devem ser utilizados exclusivamente na realização das atividades da empresa, de forma adequada, racional e com responsabilidade, sempre evitando o desperdício ou o mau uso.

Os sistemas disponíveis na Driven Consulting devem ser utilizados especificamente em função da atividade profissional. As senhas de acesso aos programas e sistemas da Driven Consulting pelos profissionais são individuais e intransferíveis, sendo proibido o seu compartilhamento.

Todas as informações que trafegam ou são armazenadas nos ativos da empresa são de propriedade da Driven Consulting e podem ser monitoradas.

A propriedade de todos os programas, projetos, imagens, documentos e softwares desenvolvidos no ambiente de trabalho pertencem à Driven Consulting mesmo após o desligamento do profissional, sendo terminantemente proibida a exclusão de arquivos por parte dos profissionais.

Durante a sua jornada de trabalho, o profissional deve se dedicar às suas funções, respeitando os compromissos e horários registrados através do sistema de pontos, sua marcação de frequência. As atividades particulares não devem ser apontadas como horas trabalhadas.

O uso da internet está principalmente relacionado ao trabalho. Para outros casos deve ser utilizado com moderação, não interferindo na produtividade do profissional. Qualquer tipo de comunicação ou material obsceno, ofensivo, jogos, entre outros não relacionados ao trabalho, não devem ser acessados e nem enviados a terceiros.

A Driven Consulting respeita a liberdade de expressão de seus profissionais e espera que eles usem as redes sociais com responsabilidade e bom senso. Cada profissional é responsável pelo que compartilha, publica ou que comenta a respeito da empresa nas redes sociais.

É proibido utilizar imagens, nome ou logomarca da empresa em produtos, programas e projetos, criticar e ofender a Driven Consulting, profissionais, parceiros, fornecedores e concorrentes. Os profissionais não devem se envolver em discussões relacionadas à Driven Consulting em fóruns, blogs ou similares.

SIGILO PROFISSIONAL

Todos os profissionais devem proteger as informações internas relativas ao negócio, mesmo aqueles que encerraram o vínculo com a empresa.

Informações de caráter restrito ou confidencial, jamais deve ser divulgada internamente ou fora da empresa sem a devida autorização expressa. Ninguém deve utilizar as logomarcas, apresentações impressas ou eletrônicas ou outros símbolos representativos da Driven Consulting sem a prévia e expressa autorização.

O profissional deve entender que a quebra de sigilo constituirá infração grave, motivadora de rescisão do contrato de trabalho por justa causa, nos termos previstos no Artigo 482, alínea “g”, da Consolidação das Lei do Trabalho e crime previsto no Artigo 154 do Código Penal Brasileiro, sujeito a pena de detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano e multa.

PROTEÇÃO DE DADOS

A Driven Consulting adota todas as práticas e tecnologias necessárias para o tratamento adequado e a proteção de dados de todas as pessoas envolvidas nas operações da Driven Consulting (sócios, profissionais e seus dependentes, estagiários, prestadores de serviços, consultores, parceiros, clientes e fornecedores), estando em conformidade com a legislação aplicável ao tema, especificamente com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018 ("LGPD").

Portanto, em consonância com a LGPD, os profissionais da Driven Consulting deverão tomar as medidas cabíveis a fim de assegurar que os dados pessoais sejam acessados e/ou tratados somente por pessoas que necessitem dessas informações, na realização de suas tarefas.

Devem ser coletados apenas dados estritamente necessários à realização das atividades da Driven Consulting, em especial em relação aos dados classificados como sensíveis pela LGPD, sendo eles: etnia, religião, participação em sindicatos, dados relacionados à saúde ou vida sexual, dados genéticos ou biométricos.

Na condução das atividades da Driven Consulting, se for indispensável a divulgação dos dados pessoais a terceiros, o profissional deverá se certificar de que o respectivo titular do dado consentiu a sua coleta e tratamento, se necessário, com a assinatura de um Termo de Consentimento e sob o cuidado com a preservação da confidencialidade.

Os profissionais também deverão atentar-se a boas práticas de segurança da informação, para fins de adequação e conformidade contínua à Política de Proteção de Dados adotada pela Driven Consulting.

Não é permitido divulgar a terceiros informações, e-mails, arquivos em qualquer formato e/ou fotos de documentos, que possuam dados pessoais de qualquer pessoa envolvida nas operações da Driven Consulting, por canais não oficiais;

É obrigatório manter o acesso aos arquivos digitais com login e senha de acesso e os arquivos físicos trancados.

A Driven Consulting adota, ainda, a eliminação periódica de documentos recebidos e de arquivos que contenham dados pessoais, observada a periodicidade mínima em Lei vigente de acordo com cada tratamento específico.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

O cliente satisfeito é o fundamento da existência da Driven Consulting. Portanto, é princípio básico servir ao cliente com ênfase na qualidade, na produtividade e na inovação, com responsabilidade ambiental e social e com pleno respeito às leis e regulamentos.

Despesas com clientes relacionadas a refeições, transportes, estadias ou entretenimento são aceitáveis desde que justificadas por motivo de trabalho ou como cortesia normal de negócios, realizadas dentro dos limites razoáveis e que não impliquem constrangimento nem necessidade de retribuições.

É proibido receber qualquer tipo de comissão, suborno ou pagamentos semelhantes. Não fazemos favores pessoais a clientes, no que diz respeito a preços, descontos promocionais, assistência de marketing ou qualquer ação semelhante.

RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES

A Driven Consulting preza pela competição justa e ética. Devemos tratar o concorrente com o mesmo respeito que esperamos ser tratados.

Valorizamos a competição com base na qualidade e inovação de nossos serviços e produtos, respeitando a propriedade intelectual alheia. Não admitimos difamação, porém a comparação direta saudável, como a apresentação de falhas, pode acontecer.

RELACIONAMENTO COM O MEIO AMBIENTE

Devemos contribuir para a preservação do meio ambiente por meio de gestão dos impactos sociais ambientais das atividades. Devemos utilizar de forma sustentável os recursos naturais renováveis e não renováveis e promover o engajamento dos profissionais e da sociedade.

Nossos processos e documentos são todos armazenados digitalmente, contribuindo assim com a redução de consumo de insumos e armazenamento físico, além de torná-los mais práticos e seguros.

Quanto ao descarte de equipamentos eletrônicos, onde não haja mais a possibilidade de uso desses equipamentos, optamos pela doação ou descarte diretamente com empresas de nossa confiança.

Incentivamos todos nossos profissionais a adotarem a sustentabilidade no cotidiano.

Em visitas e quaisquer atividades nas dependências de clientes, fornecedores ou parceiros, o profissional da Driven Consulting deverá respeitar o código de conduta, regras das instalações, segurança e compliance das empresas.

CONFLITOS DE INTERESSES

A Driven Consulting atua de forma ética e não tolera situações de conflitos de interesse em seus negócios ou por parte de seus profissionais. Entende-se por conflitos de interesse situações em que uma das partes envolvidas em um negócio ou processo de contratação tem interesse oculto em favorecer outra parte ou a si mesmo.

Os profissionais devem informar a seu superior imediato as situações que possam acarretar conflitos de interesse. Na Driven Consulting, a contratação de pessoas com qualquer grau de parentesco ou cônjuges é permitida desde que não exista uma relação de subordinação entre ambos.

DENÚNCIAS E NÃO RETALIZAÇÃO

É a política e a prática da Driven manter os mais altos padrões éticos e criar um local de trabalho livre de comportamentos inadequados ou ilegais, no qual as pessoas são encorajadas a compartilhar suas preocupações com a Empresa sem medo de retaliação.

Caso um profissional identifique ou suspeite de qualquer violação a princípios éticos e legais, deve imediatamente entrar em contato através dos canais de acesso colocados à disposição, como o email driven@drivenconsulting.com.br e o telefone (11) 3136-1965.

Os canais de acesso têm o objetivo de receber críticas, sugestões, denúncias e reclamações com total garantia de respeito, sigilo, confidencialidade e de que não haverá represálias ou qualquer interferência na carreira do denunciante.

Nenhuma ação adversa será tomada contra qualquer funcionário, ex-funcionário, agente ou terceiro por reclamar, relatar, participar ou auxiliar na investigação de uma suspeita de violação do Código de Conduta da Empresa, política da Empresa, ou lei aplicável, a menos que a alegação feita ou as informações fornecidas sejam intencionalmente falsas ou não feitas ou fornecidas de boa fé.

Na máxima extensão possível, a Driven manterá a confidencialidade de todas as reclamações. Todas as alegações de retaliação serão investigadas e, se for o caso, serão tomadas medidas disciplinares, até e incluindo a rescisão.